Semeando Esperança


24/08/2012 – De qual lado da pedra?
24/08/2012, 7:17 pm
Filed under: Semanal

‘Pedra’ é um termo mencionado diversas vezes na Bíblia, ora de forma alegórica – pedra de esquina (I Pedro 2:6-7), a pedra que caiu em direção à estátua (Daniel 2:34), pedras vivas do templo (I Pedro 2:5); ora de forma literal – pedras usadas para erguer o altar por Samuel (I Samuel 7:12), pedra lançada por Davi contra Golias (I Samuel 17:49). Para esta reflexão, quero destacar duas histórias em que a pedra aparece exercendo uma mesma função prática e literal.

A primeira delas, relatada em João 11, é a história de quando Jesus chega à casa de Lázaro, que jazia falecido e se direciona ao túmulo para ressuscitá-lo. A segunda, conforme escrito em Marcos 16, é o relato de quando Jesus ressurreto não é encontrado pelas mulheres que o buscavam em seu túmulo. O fator em comum nestes dois casos é que, em ambos, a pedra era usada como porta que separava Jesus e o homem. Para destrincharmos melhor os pontos que podemos aprender desta lição, recomendo a leitura das passagens João 11 e Marcos 16, mencionadas acima.

1) Jesus do lado de fora da pedra (A ressurreição de Lázaro)

No primeiro relato, Jesus se encontra frente ao túmulo. Do lado de dentro da pedra, está o corpo do seu amigo, falecido há quatro dias. Jesus chora. A multidão se impressiona com a compaixão de Cristo. Ele vira para os homens ao redor e ordena que eles removam a pedra do túmulo. Eles relutam e discutem um pouco, mas decidem obedecer. Quando a pedra é removida pelo homens, a voz de Jesus chega à Lazaro: “Lázaro, vem pra fora”. Instantes depois, Lázaro aparece saindo do túmulo, ressuscitado. Podemos destacar dois pontos dessa história:

a) Obedecer é uma escolha

Muito se fala sobre a questão da obediência na vida cristã, como se fosse um cabresto ou algo obrigatório. Na história de Lázaro, vemos que Jesus ordena que a pedra seja retirada. Ele não impôs ou ameaçou com “fogo do céu” aqueles homens. Mas, como eles conheciam a conduta e o exemplo de Cristo, sabendo que se tratava de um homem de Deus, optaram por obedecê-lo e foram compensado ao testemunhar o milagre. Obedecer não é algo que deve ser decorrente do medo ou coibição – temos que obedecer a Cristo por quem Ele é e não por causa do que Ele pode fazer.

b) Quando o todo-poderoso opta esperar

Uma das coisas que me chamam a atenção neste texto é que Jesus ordena aos homens que removam a pedra. Ele tinha um batalhão de anjos para serví-lo, Ele poderia ordenar à pedra que saísse. Mas ele optou por aguardar a ação humana.

Do lado de fora da sua vida, a ação dEle depende da intervenção humana não porque Ele não tem poder ou condição de fazer algo. Muito pelo contrário, por poder fazer todas as coisas, ele opta por agir com compreensão e tato, aguardando a decisão tomada pelo homem. Como vemos escrito em Apocalipse 3:20, “eis que estou à porta e bato. Se você abrir e me convidar a entrar, eu entrarei e viverei contigo.” Da mesma forma que para chega à Lazaro, Jesus aguardou a atuação dos homens em remover a pedra, para Ele entrar no nosso coração, Ele aguarda a nossa decisão de abrir a porta. A ação de Deus se inicia com uma ação humana.

2) Jesus do lado de dentro da pedra (A ressurreição de Cristo)

Diz o relato de Marcos, que as mulheres se dirigiam para o túmulo e se indagavam como a pedra seria removida. Ao se aproximar, viram que a pedra havia sido retirada e que Jesus já havia ressuscitado. Jesus não estava mais no túmulo, mas já estava do lado de dentro da pedra da vida daquelas pessoas e isso alterou a forma como as coisas acontecem no plano natural. Essa mudança ocorre de duas formas:

a) Abrindo a porta para a ação divina

Deus atua de diversas formas, tanto que Paulo diz que a “sabedoria de Deus é multiforme” (Efésios 3:10). Uma das alterações que a presença de Cristo do lado de dentro da pedra (ou das nossas vidas), é que abrimos caminho para que Deus possa agir de forma soberana, ou seja, sem necessidade de intervenção humana. Enquanto para Lázaro (Jesus do lado de fora), a pedra foi removida por homens, neste caso (Jesus do lado de dentro), a pedra foi movida pelo anjo que estava à porta. Atuação soberana por parte de Deus. Podemos lembrar também do caso de Abraão que precisava de um sacrifício e encontrou um animal preso em um arbusto, após o livramento de Isaque, como visto em Genesis 22. A provisão divina já havia atuado antes mesmo de que ele pedisse ou agisse.

b) Dois peixes para uma multidão, um grito para derrubar muralhas

A outra forma que Deus altera as conseqüências quando Jesus está do lado de dentro é tornar a nossa ação natural capaz de gerar resultados sobrenaturais. Falei um pouco sobre isso no texto “Simplificando o milagre”. O milagre é justamente o resultado que excede o limite do natural, porém originado em uma atitude natural. Foi assim que um menino alimentou uma multidão com cinco pães e dois peixes (Mateus 14) e também desta forma que uma multidão gritando foi capaz de colocar uma muralha no chão (Josué 6:20).

Quando Jesus é convidado a entrar e faz moradia em nós, Ele não simplesmente entra, mas limpa, altera e trabalha ininterruptamente para nos tornar cada vez mais como Ele. Jesus só entra em nossas vidas de verdade quando vamos no rumo correto – primeiro, permití-lo participar de nossa vida por quem Ele é, para depois poder desfrutar do que Ele pode fazer, como conseqüência. Vemos muitas pessoas que entram nas igrejas e saem frustrados, na sua maioria é porque buscaram primeiro “o que Jesus pode fazer” e não “quem Jesus é”. Dessa forma, o coração vai se enchendo de ganância e egoísmo, não deixando espaço para Jesus entrar.

Tomando o título do texto, lanço a pergunta de hoje: De que lado da pedra/porta Jesus está na sua vida?


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: