Semeando Esperança


28/02/2012 – Quatro princípios
28/02/2012, 11:22 am
Filed under: Semanal

A ação de Deus em nossas vidas é multiforme como também é a sabedoria dEle. Há, todavia, um versículo na primeira carta de Pedro que destaca quatro classes de atuação que gostaria de destacar:

I Pedro 5:10 – “E o Deus que vos chamou, depois de haverdes sofrido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.

1) Aperfeiçoar

Ninguém é perfeito, mas isso não é desculpa para não buscarmos melhorar a cada dia. Nosso papel é estar em constante aperfeiçoamento, pois é este o plano de Deus para nossa vida, como Paulo nos diz em Filipenses 1:6 que “aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará” e também porque é a recomendação que Jesus nos faz em Mateus 5:48. “sejam perfeitos como é perfeito o vosso Pai nos céus.”

Quando Deus atua em nossas vidas, Ele não apenas aperfeiçoa nossas vidas e a obra dEle, mas também o nosso caminho, como o salmista diz no Salmo 18:32: “Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho.” Os planos de Deus se tornam completos quando nós também chegamos à “estatura de varão perfeito”. Lembrando do que Paulo disse: “quando vier o que for perfeito, aniquilará o que é incompleto” (I Corintios 13:10).

2) Confirmar

Após nos mostrar que temos quer perseverar em melhorar sempre, Deus não nos deixa largados para seguirmos nosso caminho sem amparo. Quando nos esforçamos para aperfeiçoar a nossa vida, Deus entra com a confirmação. Davi escreveu no Salmo 37:23 que “os passos de um homem bom são confirmados pelo SENHOR”. Esta confirmação é importante para que possamos nos manter firmes em nosso dia a dia. Paulo diz que a palavra de Deus age para “confirmar os nossos corações, para que sejamos irrepreensíveis em santidade” (I Tessalonicenses 3:13). Isto mostra que esta confirmação está vinculada a uma postura contínua de santidade – fato que é corroborado em Colossenses 1:11, que diz que somos “confirmados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com alegria”. A confirmação de Deus vem, mas para isso, precisamos de ter paciência e longanimidade.

3) Fortificar

Após os dois primeiros passos, é importante que sejamos capazes de proteger aquilo que conquistamos na nossa maratona com Deus. Fortificar é o princípio que assegura essa capacidade de mantermos o que construímos até então, da mesma forma que as fortalezas eram construídas para proteger cidades e reinos. Em relação à nossa vida com Deus, a nossa fortaleza tem seus alicerces em três pilares primordiais:

A) Nossa experiência (aquilo que aprendemos para agradar a Deus) – I Tessalonicenses 4:1;
B) A vontade de Deus – Colossenses 4:12: “Orando por vós para que permaneçam fortificados na vontade de Deus”;
C) A graça de Deus – II Timóteo 2:1

Temos que aliar estes eixos, sem vacilar em nenhum deles, para que possamos defender as nossas conquistas.

4) Fortalecer

Enquanto fortificar é defender o que foi conquistado, fortalecer é o preparo para novas conquistas, para a verdadeira “expansão do reino”. Em diversas ocasiões, vemos Deus buscando fortalecer seus profetas e seu povo – umas das passagens que melhor expressam o fortalecimento que recebemos está em Isaías 41:10: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” No momento que decidimos que não vamos apenas ficar parado e nos contentarmos com o que temos, mas que temos o desejo de ir adiante e crescermos, Deus se compromete a nos ajudar e a estar conosco. Mais do que isso, Ele também nos ajuda no nosso cansaço e multiplica a nossa força (Isaías 40:29). No momento que recebemos o fortalecimento de Deus, há uma mudança na nossa percepção e no nosso potencial – como Paulo disse em Filipenses 4:13, “podemos todas as coisas porque Ele nos fortalece.”

Podemos então resumir estes quatro princípios da seguinte forma:

– Aperfeiçoa o caminho, a obra e a vida
– Confirma o coração, com paciência e alegria
– Fortifica-nos na Sua graça, na Sua vontade e no que aprendemos
– Fortalece se tornando nossa força

Que possamos entregar nossas vidas para Deus, abrindo nosso coração para que estes quatro princípios se apliquem continuamente na nossa caminhada com Cristo.


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: