Semeando Esperança


17/05/2011 – Transição e mudanças
17/05/2011, 9:07 am
Filed under: Semanal

Quando passamos por alguma mudança na vida, temos um período de transição. Nesse “entretempo”, não se está nem no antigo nem no novo por completo. Quando se muda de emprego, por exemplo, nos últimos dias no emprego antigo, já não somos convidados para participar de reuniões ou para ir a eventos. Estamos lá apenas para arrumar a casa – não fazemos mais parte da empresa. Da mesma forma, apesar de já estarmos com o novo trabalho em mente e até já estar em processo de planejamento, ainda não se faz parte da nova empresa. Tinha falado um pouco sobre isso no texto “Preparo e Vontade”, mas o que quero destacar nessa reflexão, mais do que a necessidade do preparo, é a postura que temos que ter nessa fase tão crítica.

Na Bíblia, temos diversos exemplos de período de transição – citando quatro deles:

Paulo que ficou na casa de Ananias;
O povo de Israel no deserto;
Daniel na cova dos leões;
Jesus no ‘segundo dia’ antes de ressuscitar.

Não basta apenas reconhecer a existência e a importância deste período. Algumas ações nossas são necessárias para que na etapa final da mudança, possamos seguir em frente sem nenhum impedimento. Como tenho feito nos últimos textos, vou propor um cenário:

Uma pessoa vai mudar de casa. Ela deve sair de casa no dia 30 e só poderá morar na casa nova no dia 10 – é necessário terminar umas instalações elétricas, a chegada de uns móveis e terminar a pintura. Ao mesmo tempo, é preciso mudar o endereço das correspondências, limpar e fazer alguns pequenos consertos na casa antiga, finalizar a documentação e entregar as chaves. Nesse meio tempo, ela fica na casa de um amigo, aproveitando a hospitalidade até poder chegar na sua casa nova.

Considerando os exemplos bíblicos e esse cenário proposto, podemos aprender três coisas sobre esta etapa de transição:

1) Temos que encerrar as pendências com o passado
Um dos principais motivos que nos impedem de chegar ao objetivo proposto são justamente as pendências com o passado. No exemplo proposto, a pessoa que vai se mudar tem que deixar a casa em bom estado, limpa, sem defeitos. Além disso, é preciso também acertar as documentações e encerrar os vínculos com o passado. O povo de Israel ficou no deserto por 40 anos – havia uma pendência a ser resolvida, toda a geração que duvidou deveria perecer para que apenas um novo povo entrasse em Canaã.

2) Temos que nos adaptar ao novo
Na etapa de transição é que deixamos realmente claro que estamos preparados para receber algo novo. A pessoa que vai mudar de casa, tem que se adaptar para que a mudança ocorra mais eficazmente – comprar novos móveis, fazer as assinaturas necessárias, fazer uma nova rota para o trabalho, conhecer os vizinhos e outras mais. Da mesma forma, Saulo ficou na casa de Ananias para ser curado e se adaptar ao seu novo nome e nova missão. Jesus desceu ao inferno para tomar a chave da morte e do inferno, porque para assumir sua posição ao lado do Pai, ele tinha que estar com a autoridade preparada.

3) Temos que cuidar do intermediário
Um dos pontos mais difíceis de lidar nessa época de transição é o fato de que o intermediário não tem dono. Com um pé no antigo e o outro no novo, não se está de fato em um lugar próprio. A pessoa que vai se mudar e ficou na casa do amigo está nesse cenário – ela tem uma casa nova, mas ainda não pode morar lá, por isso fica na casa de um amigo. O cuidado deve ser ainda maior nessa etapa: tomar cuidado com o barulho, não fazer sujeira nem bagunça, não desrespeitar o anfitrião. A etapa de transição é quando temos que ser mais cuidadosos. Daniel que o diga – no seu período de transição estava preso em um local cercado de leões. Mas ele se manteve firme e Deus o honrou, o exaltando entre os grandes da nação.

Se nos propormos a agirmos desta forma, fecharemos todas as brechas para que obstáculos nos impeçam de aproveitarmos completamente a nossa vitória. Reiterando o que disse Paulo em Filipenses 3:13, “deixando o velho para trás, sigo em frente”.


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: