Semeando Esperança


20/01/2011 – A postura do pensamento
20/01/2011, 6:11 pm
Filed under: Semanal

Em Mateus 12:34, Jesus diz que “falamos daquilo que enche o nosso coração”. Em outras palavras, nós dizemos aquilo que povoa a nossa mente. E, como vemos escrito em Provérbios 18:21, “na palavra encontra-se o poder da vida e da morte” e em Provérbios 4:23, “guarda os teus pensamentos, porque neles estão a fonte de vida, além da relação óbvia entre pensamento e palavra, há também a consequência de tudo aquilo que falamos.

Uma palavra pode animar alguém, matar um sonho, estragar uma amizade ou convencer uma pessoa a fechar um negócio. Todos já passamos por situações de alegria por boas palavras recebidas ou por constrangimento por algo que foi dito de forma ou na hora errada. Podemos nos policiar com o que falamos, mas se não houver uma mudança na nossa forma de pensar, no primeiro momento de fraqueza, iremos falar algo que pode não condizer com o que buscamos.

Em Marcos 7, vemos Jesus discutindo com alguns fariseus e escribas sobre as coisas que fazem mal para o homem. Enquanto os religiosos diziam que o que era ingerido fazia mal, Jesus afirmava que na verdade o que saía do homem é o que o contaminava. Entre os versículos 21 e 23, vemos que “é do interior, do coração (da mente, dos pensamentos) dos homens que procedem (…) as maldades e a insensatez; todas as más coisas procedem de dentro e contaminam o homem.” O que gera mal para o homem é aquilo que ele produz – as palavras e as atitudes que são decorrentes do pensamento.

Quando enchemos nosso pensamento de palavras de frustração, desconfiança, receio e cansaço, nossas atitudes irão seguir nesta linha e nos farão ter uma vida que apenas terá isso. Tornamo-nos pessoas amargas e isoladas, vistas pelas outras pessoas como pessimistas e não confiáveis. Se enchermos nossa mente de palavras de vida, confiança e vigor, nossas atitudes também nos trarão estes frutos – seremos vistos como pessoas confiáveis e realistas.

A chave está na postura do nosso pensamento. No ponto de vista cristão, a nossa mente deve ser sempre renovada (Romanos 12:2) para que possamos viver a vontade de Deus para nossas vidas – gerando em nós o pensamento que existe em Cristo (Filipenses 2:5). Para evitarmos este efeito em cadeia em que nosso pensamento gere atitudes nocivas, que consequentemente se tornem hábitos e criem raízes em nossa existência, temos que ocupar a nossa mente com “as coisas que são do alto”, como Paulo diz em Colossenses 3:2.

Paulo em Filipenses 4:8 também diz: “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. Se ocuparmos a nossa mente seguindo esta receita, não há dúvida que nossas atitudes serão guiadas por Deus, assegurando que a nossa vida também esteja debaixo da vontade dEle.


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: