Semeando Esperança


24/11/2010 – Com o passado nas mãos
24/11/2010, 5:21 pm
Filed under: Semanal

Em diversas passagens da Bíblia, vemos como Deus possui controle sobre o tempo. Em Romanos 4:17, está escrito que “Deus vê coisas que não são como se já fossem.” Já em Salmos 139:16, o salmista diz que Deus conhece todos os nossos dias, antes mesmo de os terem vivido. Lá em Êxodo 3:14, Deus diz pra Moisés que Ele é o “EU SOU” – independente do tempo em que se vive, seja no presente, passado ou futuro, Deus é. Enquanto os homens vivem no tempo kronos que é o tempo linear e inexorável, Deus habita no tempo kairos que se pode traduzir como “sempre no momento oportuno” – para Deus que sempre existiu, até o tempo se sujeita.

Isso quer dizer que nas mãos de Deus está o nosso presente e o nosso futuro. Mas, algo importante que temos que saber é que o nosso passado também está nas mãos de Deus. Nós não podemos mudar o que passou, não temos como mudar os erros que cometemos ou as atitudes que tomamos de modo equivocado. Mas entregar as nossas vidas nas mãos de Deus é também dar a Deus o poder para transformar o nosso passado em algo que traga honra.

Davi foi conhecido como o homem segundo o coração de Deus. Mas durante sua história, ele cometeu adultério e homicídio. Quando o profeta Samuel confrontou Davi (II Samuel 12), Davi reconheceu o seu erro e se entristeceu profundamente. Pediu perdão a Deus, pediu que Ele se esquecesse dos seus erros (Salmos 25:7) e recebeu de volta a alegria da salvação (Salmos 51:12). Após isto, Davi se tornou muito mais próximo de Deus, escreveu os salmos mais belos e que mostram maior intimidade. Além disso, o seu filho que herdou o reino, Salomão, foi conhecido como o homem mais sábio é rico da Terra – além de participar da linhagem de Jesus. Interessante é que a mãe de Salomão era justamente a mulher com quem Davi adulterou. Deus transformou um passado de erro em algo que gerou um futuro de crescimento e amadurecimento.

Muitos de nós, mesmo quando pedimos perdão a Deus, carregamos nosso passado como algo que nos impede de desfrutarmos do melhor da vida. Os erros do passado nos fazem acreditar que somos indignos do presente. O que temos que fazer é agir como Paulo nos diz em Filipenses 3:13: “Deixando para trás o que passou, sigo em frente.” Se de alguma forma nos sentirmos acusados, vamos nos lembrar do que Paulo também disse em Romanos 8:33 – quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Ele mesmo que os justifica. Deixando o passado pra trás e com a convicção de que somos perdoados e justificados por Deus, veremos Deus agir em nossas vidas de tal modo que veremos aquilo que causava vergonha, tornar-se instrumento de Deus para gerar em nós um coração grato, mãos limpas e espírito preparado.


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: