Semeando Esperança


04/11/2010 – Uma nação nas mãos de Deus
04/11/2010, 5:43 pm
Filed under: Semanal

Durante as últimas eleições para presidente, houve um grande alvoroço centrado na questão religiosa. Legalização do aborto, fechamento de igrejas evangélicas, proibição de eventos públicos, obrigatoriedade de realização de casamento entre pessoas do mesmo sexo nas igrejas evangélicas e outras questões mais foram veiculadas em peso por emails e outras mídias sociais.

Sejamos cristãos inteligentes! Antes de repassar qualquer email ou corrente que recebemos, temos que checar se as informações são verdadeiras – caso contrário, nos tornamos mentirosos por tabela. Alguns destes projetos são inconstitucionais e não podem ser aprovados com base na legislação atual e tantas outras idéias que foram apenas divulgadas para inflamar o povo cristão como massa de manopla em um embate eleitoreiro.

Agora que o pleito já foi encerrado e já há um vencedor, o que faremos? Alguns dizem que vão sair do país, outros já se entregaram ao desespero de que agora o cristianismo se tornará algo praticamente ilegal. Todos parecem já ter uma resposta na ponta da língua, mas esquecemos de olhar para a palavra de Deus para lá encontrarmos o que fazer nestes momentos. Somos cristãos tão fervorosos dentro de nossas igrejas, mas ao sairmos para o mundo caímos na opinião comum.

O que a Bíblia diz que temos que fazer?

A) Renovar o nosso entendimento
Em Romanos 12:2, está escrito que não devemos nos conformar com o mundo, mas nos transformar pela renovação da nossa mente. Isso quer dizer que temos que nos tornar pessoas mais inteligentes, sóbrias e com conhecimento sobre as coisas. Não podemos nos fechar dentro de nossas igrejas, olhando para o próprio umbigo e recusando o que há de novo no mundo.

B) Sujeitar-nos ao governo dos homens
Em Tito 3:1, Paulo diz que temos que nos sujeitar aos governadores e autoridades, sendo obedientes e estando preparados para ajudar. É nossa responsabilidade e obrigação como cristão, a de respeitar o governo e apoiá-lo, contanto que não contradiga a palavra de Deus.

C) Orar pelas autoridades
Paulo diz em I Timóteo 2:1-2 que temos que orar e interceder pelas autoridades, para que tenham uma vida tranquila, sossegada e em honestidade. Por esse motivo, temos que manter constantemente em nossas orações, mesmo que discordando do posicionamento político, as figuras de autoridade – presidente, senadores, deputados, governadores.

D) Medir as nossas palavras
Paulo, em Tito 3:2, diz que não podemos falar mal, nem gerar contenda. Em Isaías 55:11, também está escrito que tudo aquilo que falamos gera algo, não se torna algo vazio. Por esse motivo, temos que sempre tomar muito cuidado com aquilo que declaramos (ou repassamos) a respeito de alguém ou alguma coisa.

E o que a Bíblia diz em relação ao governo sobre nós?

A) Deus estabelece reis e os faz cair
Em Daniel 2:21, o profeta diz que Deus remove e estabelece os reis. O Brasil é um estado laico, não é legalmente vinculado à nenhuma religião. Mas temos em nosso povo, em quase 90% da população, a convicção de que há um Deus e que Jesus é o filho dEle, que se fez homem e viveu entre nós. Temos que, em nossas orações, declarar que o reino de Deus seja estabelecido em nossa nação, para que assim como está no Pai Nosso, “seja feito na terra, como é feito nos céus.”

B) O coração do rei está nas mãos de Deus
Salomão escreveu em Provérbios 21:1 o seguinte: “Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; este, segundo o seu querer, o inclina”. Temos que nos manifestar e reagir quando discordamos de algo, mas o mais importante é sempre orar. O coração da presidente está nas mãos de Deus e, muitas vezes, o clamor de um que crê é mais eficaz que a passeata de muitos que duvidam.

C) Protegidos por Deus
Está escrito em I João 5:18 que “o que nasceu de Deus, o maligno não toca”. Isso não quer dizer que nem a igreja nem nós somos imunes às injustiças que podem ser feitas pelo governo. Isto quer dizer que quando somos fiéis a Deus, mesmo que o próprio governo declare que o cristianismo é um crime, nós não seremos abalados ou corrompidos. Mesmo que morramos, nossa alma está revestida de incorruptibilidade.

Fiquem em paz e estejam convictos que a nossa nação e as nossas vidas estão nas mãos de Deus.


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: