Semeando Esperança


12/09/2010 – O pouco que multiplica
12/09/2010, 3:32 am
Filed under: Semanal

Em João 6:1-3 vemos que Jesus estava no deserto pregando para uma multidão e na hora de fazer a refeição, os discípulos sugeriram que dispensasse o povo. Jesus, por sua vez, disse aos discípulos que eles mesmo deveriam alimentar o povo. Buscaram no meio deles alguém que tivesse comida – encontraram um menino que tinha cinco pães e dois peixes. Aquela comida era o bastante apenas para aquele menino, mal conseguiria alimentar um adulto – quanto mais uma multidão. Ele entregou todo o pouco que tinha quando Jesus pediu e, pelas mãos de Jesus, houve uma grande multiplicação dos pães e peixes, alimentando todos e ainda sobrando.

Em I Reis 17:9-16 está escrita a história de Elias e a viúva de Sarepta. Elias chega para a viúva e pede água e um pouco de comida – ela responde que tem apenas um pouco que irá usar para fazer uma última refeição com seu filho e depois morrerem de fome. Elias disse que ela deveria fazer primeiro algo para que ele comesse e depois para ela e seu filho. Ela decidiu fazer como o profeta pediu e por isso foi abençoada – houve multiplicação da farinha na panela e do azeite, e ela nem sua família passaram mais fome ou necessidade. Eliseu, em II Reis 4, também foi instrumento para multiplicar o azeite de uma viúva que precisava de recursos. Ela entregou uma garrafa de azeite e tanto foi multiplicado que ela pode vender e pagar suas dívidas e viver com o que sobrou.

Em muitas situações em nossas vidas, nos encontramos como uma das viúvas ou como o menino no deserto. Temos tão pouco a oferecer, talvez não seja o bastante nem para nós mesmos. Não falo apenas de recursos financeiros – algumas vezes temos pouco conhecimento, pouca força, pouca disposição ou pouca fé. E por termos tão pouco, acreditamos que devemos deixar para fazer algo quando tivermos ou pudermos mais. Acreditamos muitas vezes que não somos o bastante para trazer uma palavra de conforto / carinho, para ajudar um amigo em necessidade ou para mudarmos alguma situação. E, mesmo que o que tenhamos a oferecer seja muito pouco, temos que colocar isso em prática. Se as viúvas das histórias se recusassem a dar o pouco que tinham, teriam morrido. Se o menino deixasse de dar os pães e peixes, aquela multidão teria de ir embora, perderia as palavras de Jesus e teria fome.

Moisés e Jeremias tinham medo de falar com as pessoas, mas ao se entregarem ao propósito de Deus, foram grandes homens de Deus. Pedro era um homem rústico e de pouco conhecimento, mas quando tocado por Jesus, tornou-se um grande pastor e a “rocha em que a igreja foi fundada”. Há um hino do Ron Kenoly chamado “Use me” que há uma frase que expressa bem o que quero dizer nesta reflexão: “Deus, o que eu tenho pode não ser muito, mas eu sei que pelo seu toque pode ser multiplicado.” Este é o recado de Jesus para nossas vidas – se o que nós temos ou podemos fazer não é o bastante, nas mãos dEle irá sem dúvida realizar o objetivo para qual foi proposto.

Se hoje você está olhando para si e pensando que não é capaz ou digno de fazer algo por não ter conhecimento, estudo, contatos, recursos financeiros, carreira, etc, lembre-se que o pouco que você tem é o bastante para que Deus possa fazer grandes coisas. Mesmo que o seu tudo seja pouco aos olhos do mundo, para Deus é exatamente o necessário para mudar vidas e te fazer ir além. Lembrando de Mateus 25:21 – se no pouco que temos formos fiéis (ou seja, não deixarmos de crer e agir), Deus nos dará muito mais. Não olhe para o seu tamanho ou sua capacidade – olhe e entregue tudo para Deus, como diz no Salmo 37:5 – entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará.

Ron Kenoly – Use me


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: