Semeando Esperança


23/08/2010 – Conduta e prioridades
23/08/2010, 9:18 pm
Filed under: Semanal

Em Mc 10:17-23, vemos a história de um jovem rico que foi até Jesus para perguntar sobre como levar uma vida correta. O que ele pensou, todavia, era que por respeitar os mandamentos, fazer boas ações e ser honesto, receberia de Jesus a confirmação de que a vida que ele levava era irrepreensível. Jesus, conhecendo o coração do rapaz, após uma breve conversa disse que só faltava uma coisa para que ele conseguisse atingir o objetivo dele: vender suas propriedades, doar o dinheiro aos pobres e seguí-Lo. O jovem se entristeceu pois tinha muitas riquezas e foi embora.

Assim como o jovem rico da história, tentamos nos convencer de que apenas por termos um bom comportamento, irmos a igreja ou fazermos boas ações, estamos “de bem” com a vida. Que isso basta para nos colocar em bons termos com Deus. Mas do mesmo modo como o jovem, apesar do comportamento exemplar, talvez tenhamos em nossas vidas algo que achamos ser impossível abrir mão. Não se trata de uma reflexão sobre o dinheiro em si, mas sim de como é difícil abrir mão de algo precioso. De nada adianta levarmos uma vida aparentemente irrepreensível se, no nosso coração, Deus não estiver em primeiro lugar. Como diz a palavra em Mt 22:37, “ame a Deus com todo teu coração, toda tua alma e todo teu entendimento.” e também em Mc 12:28, “amar a Deus acima de todas as coisas”.

Pode ser que o obstáculo não seja algo tão grandioso, mas que acabamos dando importância mais que devida. Por exemplo, há um tempo, percebi que estava passando muito tempo na internet e vendo seriados. Veja bem, não há mal algum nisso, contanto que isso não se torne algo mais importante do que o tempo que passamos com Deus. Do mesmo modo, não há mal nenhum em sair com os amigos ou trabalhar até mais tarde, desde que isso não nos faça ficar distantes de Deus.

Pode ser que apareça a dúvida: “mas se eu abrir mão disso, como que vou conseguir viver mais pra frente? Não tem como viver sem dinheiro/amigos/etc.” Caso isso ocorra, quero te lembrar de três passagens bíblicas.

– A primeira, em Mt 6:33, vemos que devemos “buscar primeiramente o reino de Deus e todo o resto nos será acrescentado”. Deus sabe do que nós precisamos e Ele não deixará faltar – seja comida, moradia, dinheiro, família ou amigos.
– A segunda, em Mc 8:36, diz que “de que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”. Não adianta ganhar muito dinheiro, ter muitos amigos e realizar todos os seus sonhos se no fim das contas você não viveu sua vida conforme os planos de Deus. É o mesmo que ter perdido a alma, perdido a vida.
– Por fim, como está escrito em Lc 6:38, “dê e você receberá (de volta), em medida revisada e multiplicada”. Toda vez que entregamos algo na mão de Deus, recebemos dEle de volta, porém da maneira que Ele sabe ser a melhor. Veja em Ec 11:1 – “lança o seu pão sobre as águas e depois de muitos dias o achará”.

Independente da dificuldade, que possamos nos colocar na presença de Deus dispostos a entregar a Ele tudo aquilo que temos como preciosos para que Ele faça a obra completa em nossas vidas.


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: