Semeando Esperança


10/08/2010 – O caminho da correção
10/08/2010, 9:42 pm
Filed under: Semanal

Tanto dentro como fora das igrejas, vivemos uma época em que a correção e repreensão de comportamento e atitudes é vista com maus olhos. Vivemos em uma época em que não se pode afirmar que existe certo e errado, que assumir uma postura em prol de uma vida guiada por parâmetros e valores bem estabelecidos pode ser motivo de escárnio e, em alguns casos, até retaliações. Os pais não podem corrigir os filhos, os professores não podem corrigir os alunos e a sociedade não pode corrigir os que erram. Apesar de este ser o nosso cenário atual, não se trata de uma tendência moderna. Vemos em Isaías 30:10, o autor falando sobre o povo de Israel, confirmando que eles “dizem aos profetas: Não profetizeis o que é reto. dize-nos coisas aprazíveis”. Ou seja, desde aquela época, o povo não quer ser corrigido, quer que “passe a mão na cabeça” e diga que está tudo bem. Mas não está tudo bem, muito pelo contrário, com essa postura estamos caminhando com passos largos para uma vida distante de Deus.

Em Provérbios 6:23 vemos que o caminho da vida é feito pelas correções. Para que possamos obter vida, temos que ser corrigidos em nossos erros. E isto não se refere apenas aos grandes vícios, mas também aos pequenos desvios de conduta. Para os brasileiros, trata-se de algo que permeia o nosso dia a dia – condenamos os políticos que roubam milhões, mas ao mesmo tempo compramos produtos pirata e quando recebemos troco a mais, não devolvemos. Expressamos nosso ultraje ao ver uma notícia de filhos que matam os pais e vice-versa, mas ao mesmo tempo não respeitamos nem obedecemos aos nossos pais, não dando a eles a honra que lhes é devida. Achamos um absurdo quando vemos os que tem muito dinheiro gastando com frivolidades, mas desperdiçamos nosso tempo, o que temos de mais valioso, acompanhando a vida dos outros e cultivando relacionamentos vãos.

Vemos também em Provérbios 5:9 que ao nos afastarmos do conselho de Deus, estamos literalmente perdendo nossos anos. Estamos jogando nossa vida fora, literalmente deixando de viver. Um pouco depois, em Provérbios 5:23, o autor nos mostra a única sina que está reservada ao que se desvia da repreensão: “Ele morrerá porque sem correção andou”. A dúvida que pode aparecer é: “Mas onde estou errando?” Talvez ao olharmos para nossas vidas, acreditamos ter uma conduta correta. Mas, como diz o ditado, “o diabo está nos detalhes”. A resposta para esta dúvida está escrita em Salmos 19:12, quando Davi diz: “Quem poderá entender os próprios erros? Livra-me, Deus, dos que não vejo.” Sem a intervenção de Deus, estamos fadados a viver uma vida com pequenos erros – apenas a luz de Deus é capaz de evidenciar o que não conseguimos ver.

Há um ditado no mundo que diz que “todos somos filhos de Deus”. Vejamos então o que está escrito em Hebreus 12:6-8 – “Porque o Senhor corrige o que ama e castiga a qualquer que recebe por filho. (…) Porque que pai há que não corrija? Mas se estais sem correção, então não sois filhos, sois bastardos.” Se somos de fato filhos de Deus, temos que abraçar a correção e vivermos uma vida buscando sempre melhorar. Outra questão importante é que nos tornamos responsáveis também por corrigir, assim como Deus faz, os que amamos. Cada vez que deixamos de corrigir alguém por medo da reação possível ou de um suposto conflito, estamos amando mais a nós mesmos do que ao próximo. Amando mais a nós mesmos do que a Deus. Não é uma tarefa fácil nem agradável, mas além de nos tornar melhores e mais fortes, nos prova a realidade do amor de Deus por nós.


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: