Semeando Esperança


03/08/2010 – Completar a carreira
03/08/2010, 2:10 am
Filed under: Semanal

Em dois dos textos anteriores (‘Preparo e Vontade‘ e ‘A intenção do primeiro passo‘), havia mencionado sobre a existência de uma etapa de preparo para cada um e também a necessidade de demonstrar nossas reais intenções no começo da nossa caminhada. Reconhecer estas etapas e assumir com integridade a importância destas atitudes torna-se a declaração aberta da nossa aliança com Deus, reiterando a nossa busca por fazer a vontade dEle.

Há um ditado popular que diz que mesmo que não ganhe, o importante é competir. Isso pode ser válido em situações específicas, alegando que a competição (e até a derrota pontual) serviu de aprendizado e crescimento. Todavia, ao se analisar o cenário completo, a inteireza das nossas vidas, este ditado perde a sua eficácia. Na nossa vida com Deus, de nada vale apenas “competir” – somos preparados, ensinados e equipados para não sermos apenas vencedores, mas sim mais do que vencedores (Romanos 8:37). Como Paulo diz em II Timóteo 4:7 – Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé. Acabar a carreira nada mais é do que cumprir os planos propostos por Deus para nossas vidas. Do mesmo modo, quando João escreve às 7 igrejas em Apocalipse, no final de cada trecho destinado a cada uma há uma frase que se repete (ver Apocalipse 2:7, 2:11, 2:17, 2:26, 3:5, 3:12 e 3:21): “Ao que vencer”. Somos todos convocados a sermos vencedores em Cristo e, para isso, temos que completar a nossa carreira.

Para que possamos dizer o mesmo que Paulo disse, há a necessidade de termos três principais características – estas que estão presentes em todos os que tiveram êxito em sua caminhada com Deus. São elas: foco, preparo e compromisso.

Em Mateus 14:27-32, a Bíblia nos mostra Jesus andando sobre o mar e Pedro, buscando encontrar-se com Ele no meio do mar, começa a caminhada. No meio do caminho, ele muda a sua visão e enxerga as dificuldades do mundo – perde o foco que estava em Jesus. Por este motivo, ele acaba afundando. Aí talvez haja o comentário – mas você havia dito no outro texto que o importante era a intenção de Pedro de chegar a Jesus. E, de fato, a intenção foi importante – tanto que logo depois, em Mateus 16:18-19, Jesus disse que Pedro seria a pedra em que a igreja seria fundada. Mesmo depois de Pedro negá-lo três vezes antes da crucificação (Mateus 26:69-75), após a ressurreição, Deus fez questão de lembrar enfaticamente (Marcos 16:7) que Pedro deveria ser chamado para a reunião dos discípulos. Apesar de Pedro ter perdido o foco algumas vezes na sua caminhada, assim como todos nós o fazemos também, ele soube manter o seu foco até o final da sua carreira, quando cumpriu tudo que fora proposto por Cristo.

Outra questão que muitas vezes falta para completar a carreira é o devido preparo. Há sim uma etapa em nossas vidas que somos preparados para obtermos sucesso – com Deus é da mesma forma. Mas, muitas vezes, o que ocorre é que alegamos a falta de ferramentas para realizarmos as tarefas que nos foram propostas. Alguns dizem que são muito jovens (Jeremias 1:6), ou que não são importantes o bastante (Êxodo 3:11). Mas o fato é que Deus nos capacita conforme a nossa tarefa e que temos em mãos o que precisamos para vencer, mesmo que não pareça. Vemos em Joel 3:10, que Deus encoraja o povo ao dizer: “Forjai espadas das vossas enxadas e lanças de vossas foices.” Ou seja, para quem quer realmente vencer a batalha, até uma enxada servirá de espada.

E a última característica é o compromisso. Sempre bato nessa tecla porque é nela que muitos dos cristãos falham. Lembrando do que Jesus disse lá em Lucas 9:62 – Ninguém que lança a mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus. De nada adianta começar a fazer algo se não for até o fim. Para completar qualquer carreira, há a necessidade de compromisso – seja se formar em um curso, aprender um idioma ou terminar um projeto. A nossa caminhada com Deus é árdua e repleta de dificuldades, mas tenhamos em mente que não temos que temer pois Jesus venceu (João 16:33) e, por isso, nós também somos aptos a vencer e completar a nossa carreira com sucesso.


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: