Semeando Esperança


28/06/2010 – Limitando Deus
28/06/2010, 11:15 pm
Filed under: Semanal

Nós, humanos, vivemos cercados por limites – somos seres com força limitada e, acima de tudo, somos limitados pelo tempo. Por isso, está em nossa natureza analisar tudo por uma perspectiva temporal e restrita. Isso nos leva a um grande equívoco – ao analisar os nossos próprios limites, acabamos por criar limites para Deus. Como dito, o tempo é a principal incógnita, por isso também é o motivo principal das nossas barreiras auto-impostas.

A gente se limita pelo nosso passado (quando não conseguimos nos esquecer os nossos erros ou do que nos feriu), pelo nosso presente (quando olhamos para nossa situação e não vemos possibilidade de algo acontecer) e as vezes até pelo nosso futuro (quando traçamos um objetivo que nos impede de viver com coração completo na presença de Deus).

Caso o que esteja criando barreiras para você seja o passado, Deus nos faz lembrar, por intermédio de Paulo em II Corintios 5:17, que no momento em que aceitamos a Jesus em nossas vidas, tudo que havia no passado já não possui mais valor. Para os já cristãos e que ainda no nosso dia a dia ainda se deparam com dificuldades ou pecados que nos impedem de crescer, temos que ter duas coisas em mente. A primeira é que, como está escrito em Lamentações 3:22-23 – As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A misericórdia dEle é que nos permite acordar a cada dia podendo caminhar sem sermos destruídos pelo mal.

A segunda é que não devemos nos conformar com o pecado mas buscarmos renovação em Deus todos os dias (Romanos 12:2), não deixando que o pecado se torne um “pecado de estimação”. Conhecer a Deus e ao evangelho nos dá a responsabilidade de nos mantermos afastados do erro. Se estamos em Cristo, morremos com Ele e portanto morremos para o pecado, como Paulo diz em Romanos 6:2. Caso o que esteja criando barreiras para você seja o presente, temos que nos lembrar do que o profeta Isaías nos alerta em Isaías 43:19 – Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.

Enquanto estamos na nossa vida, muitas vezes não vemos o agir de Deus. Mas é no AGORA que Ele age – e se pararmos para contemplar a presença de Deus, vemos que nas mínimas coisas Ele já está traçando o plano dEle para que a vontade dEle seja feita em nossas vidas.
Estamos tão preocupados olhando para nossos problemas que esquecemos de olhar para Deus. Lembrando a máxima citada por muitos ministros: Não diga para Deus que você tem um grande problema. Diga para o problema que você tem um grande Deus.

Caso o que esteja criando barreiras para você seja o futuro, temos que ter a consciência de que nEle temos todas as respostas. Pode-se preocupar com o futuro por achar que não há alternativas a não ser seguir a que vemos em nossa frente (seja uma carreira profissional ou a vida dentro de casa). Ou há quem se preocupe com o futuro pois não consegue se decidir o caminho a se tomar. Em ambas situações, lembremos do que o profeta Jeremias nos diz em Jeremias 33:3 – Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.

Se os limites nos assolam, temos aqui 3 fatores que darão ao nosso coração a confiança para seguir em frente:

1 – Se clamarmos, Ele responderá. (Jeremias 33:3)
2 – Os planos de Deus para nós são grandes e certos. (Jeremias 29:11)
3 – O que Ele irá dizer será sempre o melhor, mesmo sendo além de nossa compreensão. (Eclesiastes 11:5)

A única coisa que pode limitá-Lo e a nossa falta de fé. Medite na palavra, fortaleça-se em Deus e quebre os limites que você tem criado. Deus irá até onde você está disposto a ir. Ele só para quando você parar.


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: