Semeando Esperança


01/06/2010 – Remover a pedra
01/06/2010, 4:13 am
Filed under: Semanal

Pedra no sapato, pedra no caminho. A pedra sempre significa algo incômodo, um obstáculo ou barreira que nos impede de alcançar um objetivo proposto. Na Bíblia temos duas situações em que a pedra não era apenas um obstáculo – ela representava o obstáculo final, o “intransponível”.

A primeira das situações está escrita em João 11:1-45, a morte e ressurreição de Lázaro. Lázaro era um dos grandes amigos de Jesus na Terra, sempre passava pela casa dele quando na vizinhança e, um sinal dessa proximidade é o fato de que Jesus chorou quando chegou e viu o túmulo. A história nos conta que quando Jesus chegou, ele já estava morto há quatro dias e as irmãs de Lázaro estavam muito tristes – as duas disseram o mesmo: Se o Senhor estivesse aqui, ele não teria morrido. Jesus chega ao túmulo e pede que a pedra seja retirada. Quando a pedra foi tirada, Jesus chamou Lázaro que foi revivido e saiu do túmulo.

A segunda situação está relatada em Marcos 16:1-6. Após a morte de Jesus, algumas de suas seguidoras decidem ir ao túmulo para, conforme o costume da época, ungir o corpo com perfumes. No caminho, a preocupação das mulheres era como a pedra do túmulo seria removida. Ao chegarem ao local, viram que a pedra havia sido removida e que o corpo de Jesus não estava mais lá. Logo, um anjo apareceu e disse que Jesus havia ressuscitado. Disso podemos entender que, nas nossas vidas, a partir do momento em que Jesus se faz presente, a pedra pode ser:

1) O último obstáculo antes do milagre;
Quando Jesus chegou, Ele já sabia que iria ressuscitar Lázaro – em João 11:11, Ele já diz que irá “desperta-lo”. Mas o milagre não ocorreria enquanto a pedra impedisse que Lázaro pudesse sair. A pedra não foi movida de modo sobrenatural, foi com o esforço de homens. Temos de ter em mente que confiar em Deus não significa que temos que ficar de braços cruzados. A presença de Jesus gera o milagre e o retirar da pedra faz com que venha à tona. Acredite, o milagre já aconteceu e logo virá à luz.

2) A barreira que nos impede de ver que a obra de Deus é ainda maior.
O objetivo das mulheres era apenas perfumar o corpo de Jesus, mas quando a pedra foi removida, elas receberam a notícia do milagre e um novo objetivo, ainda maior – o de espalhar as boas novas de que o que havia morrido, reviveu. Em algumas situações, nós iremos nos deparar com situações assim, em que não sabemos como a pedra será removida do nosso caminho, em que não temos como saber se iremos chegar ao nosso objetivo. Mas tenha a certeza de que se mantivermos o nosso ânimo e persistimos na caminhada, enquanto caminhamos, Deus irá remover a pedra. E quando chegarmos lá, a nossa recompensa será muito maior e melhor do que pensávamos – Deus age assim, fiel à palavra dEle que diz que “se formos fiéis sobre o pouco, sobre o muito Ele nos colocará” (Mateus 25:23). Ou seja, se formos fiéis no nosso propósito, mesmo que pareça algo pequeno, receberemos de Deus algo muito maior.

Lembrando o que Deus disse a Josué, que basta que nos esforcemos e tenhamos bom ânimo (Josué 1:5) que chegaremos ao nosso objetivo – Josué aliás não tinha apenas uma pedra no caminho, ele tinha uma muralha. Mas, como vemos em Josué 6, nem todas as pedras do mundo são capazes de impedir que os que se esforçam perante Deus cheguem ao seu objetivo. Sei que todos nós temos em nossas vidas algumas pedras, mas a convicção que Deus nos dá é que não apenas teremos caminho livre, mas que estas pedras já foram removidas.


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: