Semeando Esperança


28/04/2010 – A voz da verdade
28/04/2010, 8:16 pm
Filed under: Semanal

Há diversas vozes que falam conosco na nossa vida – a voz da ansiedade, a voz do medo, a voz da esperança, a voz da dúvida, a voz da soberba, a voz da tristeza. Na Bíblia, Jesus diz que é “o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14:6). Em João 8:18, Jesus diz que “o Pai que O enviou testifica em Seu nome”. Está escrito em Nm 23:19 que Deus não mente. Portanto, a voz da verdade é a voz de Deus.

Daniel, quando foi lançado na cova dos leões (Dn. 6), poderia ter escolhido ouvir a voz da razão que dizia que seria devorado pelos leões famintos. Mas ao invés disso, preferiu ouvir a voz de Deus que o assegurava que ficaria seguro. Mesmo que aos olhos dele, a situação parecia terminal, ele optou por se fiar na voz da verdade, e assim foi liberto da morte. O mesmo aconteceu com Paulo e Silas que foram presos e açoitados na prisão (At. 16:17-31) – a voz do desânimo e do desespero dizia para que eles ficassem calados e temessem pelas suas vidas. Mas eles optaram por ouvir a voz de Deus, que enquanto eles cantavam louvores, ecoou dos altos céus e os livrou da prisão.

Podemos também nos lembrar de Noé, que recebeu uma ordem de Deus de fazer algo completamente absurdo na época (Gn 6:13 – 7:24) – construir uma arca. O propósito era ainda mais absurdo: proteger a vida pois viria uma grande dilúvio. Até então, não chovia na Terra, a terra era regada apenas por um vapor de água, uma espécie de orvalho (Gn 2:6). A voz dos que o cercavam, alguns até que eram amigos, diziam que estava louco e que deveria parar. Mas Noé optou por ouvir e obedecer a voz de Deus, a voz da verdade, e assim salvou a sua vida e a de sua família. O que dizer dos cegos na entrada de Jericó (Mt. 20:29-34) que clamavam por Jesus? A voz dos que estavam por perto, inclusive dos que seguiam a Jesus, diziam para que se calassem. Mas eles ouviram a voz de Deus pelos testemunhos e optaram por ouvir a voz da verdade e continuaram clamando até serem curados.

Nos dias de hoje, o mesmo que aconteceu com os cegos, Daniel, Paulo, Silas e Noé também acontece conosco. No decorrer da nossa vida, seja em momentos de tomada de decisão, momentos de dúvida e incerteza, momentos de dificuldade ou até momentos de sucesso, nós iremos ouvir diversas vozes que tentam falar conosco e nos convencer. Dentre elas, está a voz de Deus, a voz que representa a verdade – mesmo quando ela contradiz a razão ou até a nossa própria visão.

A voz do mundo nos diz que não podemos vencer, mas a voz de Deus nos diz que somos mais que vencedores.
A voz do mundo nos diz que não somos capazes, mas a voz de Deus nos diz que Ele capacita os escolhidos.
A voz do mundo nos diz que não há saída, mas a voz de Deus nos diz que não há nada impossível para Ele.
A voz do mundo nos diz que devemos nos calar, mas a voz de Deus nos diz que devemos abrir nossas bocas e louvar.
A voz do mundo nos diz que não há cura, mas a voz de Deus nos diz que Ele levou sobre Si todas as nossas enfermidades.

O que cabe a nós é optar – qual voz iremos ouvir? Qual voz iremos seguir? Essa é a escolha que Deus nos apresenta hoje. E mesmo que não seja fácil, mesmo que contradiga o que você vê, mesmo que possa ser taxado de ridículo ou fanático, há apenas uma opção, uma voz que sempre irá cumprir o que nos diz. Como está escrito em II Tm 2:13, “mesmo que nós sejamos infiiéis, Ele permanece fiel”.

——————

Casting Crowns – Voice of Truth


Leave a Comment so far
Leave a comment



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: