Semeando Esperança


05/03/2010 – Agir como Cristo
05/03/2010, 10:20 pm
Filed under: Semanal

Ser salvo é agir como Cristo.

Agir como Cristo não é negligenciar o evangelho e a nossa missão. Agir como Cristo não é se isolar em uma concha de religiosidade e julgar o mundo lá fora.

Sabe quando nós percebemos que realmente somos salvos? Que realmente agimos como Cristo? Nos momentos de pressão, nos momentos difíceis. Cada dificuldade da vida nos mostra uma oportunidade incrível de perceber o quão perto de Cristo estamos, o quão perto da “estatura de varão perfeito” estamos.

Jesus viveu sempre sob pressão. Muitos pensam que foi apenas nos momentos em que foi tentado, ameaçado ou afrontado. Muitos acreditam que foi apenas no caminho do Gólgota, toda a tortura, humilhação e morte.
A verdade foi que desde o segundo em que Ele percebeu que era o Filho de Deus, que tinha todas as hostes celestiais dos Céus a seu dispor, que com uma palavra podia mudar tudo, desde esse momento, Ele viveu sob pressão. A pressão de fazer a escolha certa, de ser exemplo, de demonstrar sabedoria, de saber acolher e também de saber repudiar. De ser santo entre os pecadores, de viver como um homem mas sabendo que era Deus.

Talvez por não entenderem a magnitude do sacrifício de Jesus, muitos não dão o real valor que Lhe é digno. O sacrifício não foi apenas Se despir da sua glória e Se fazer homem. Não foi apenas padecer e morrer em uma cruz. O sacrifício maior foi viver sob intensa pressão. E em todas ocasiões, vencer.

E essa é a chave de ser salvo. A fé sem obras é vazia (Tg. 2:14) e, apesar de não sermos salvos ou justificados pelas obras, é por intermédio delas que mostramos a quem seguimos.

Abaixo temos algumas das atitudes de Cristo que devemos seguir:

Amar os inimigos (Mt. 5:44)
Abençoar quem te persegue (Rm. 12:14)
Ser amigo de pecadores (Mt. 11:19)
Respeitar a lei dos homens (Rm 13:1-7, Mt. 22:21)

Amar os inimigos é realmente amar e querer que sejam salvos aqueles que te fizeram mal. Pode ser algo como alguém que mentiu ou falou mal de você. Mas isso também te leva a amar a pessoa que pode ter tirado a vida de um ente querido.

Ser amigo de pecadores e não pecar é um grande desafio. Andar nas trevas e ser luz, estar envolvido pelo lamaçal do erro e manter as suas vestes brancas. Estar no meio da tentação e se manter íntegro.

Respeitar a lei dos homens parece algo banal. Porém, quando não pagamos uma taxa devida, quando aceitamos troco a mais na padaria, quando mentimos na declaração do imposto de renda, quando compramos CD pirata ou quando fazemos “gato” pra pegar a tv a cabo do vizinho, em cada uma dessas situações estamos desrespeitando a lei dos homens e vivendo como alguém que não foi salvo.

E essas são apenas algumas das atitudes que temos que ter para agirmos como Cristo. Cada dia que passa, por mais que aprendamos e vamos nos corrigindo, percebemos que ainda há muito pela frente. Por isso somos incentivados a orar sem cessar (I Ts. 5:17), estar atentos às palavras de Deus (Pv. 7:24) e ocupar a nossa mente com aquilo que é bom (Fp. 4:8).

Ser salvo é muito mais que simplesmente ler e decorar a BÌblia. É cumprir (Tg. 1:22) a palavra. E viver a palavra é agir como Cristo.


1 Comment so far
Leave a comment

[…] 28/07/2010 – Palavras e Ações 28/07/2010, 4:53 pm Filed under: Semanal No primeiro texto dessa série de mensagens, havia comentado um pouco sobre como ser cristão é viver e agir como […]

Pingback by 28/07/2010 – Palavras e Ações « Semeando Esperança




Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s



%d bloggers like this: